terça-feira, 24 de abril de 2012

O PAN Almada vai à escola


O PAN Almada deu uma aula sobre os Direitos dos Animais


Nos dias 18 e 19 de Abril o PAN Almada esteve na Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó, para fazer uma apresentação aos seus alunos sobre os Direitos dos Animais. Na sequência do convite formulado pelas Professoras Cristina Couto e Elisabete Filipe, que incluíram nas atividades do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) a questão dos Direitos dos Animais, o PAN, representado pela Presidente do Conselho Local de Almada, Célia Feijão, teve assim uma fantástica oportunidade de colocar em prática algumas das vertentes do seu projeto pedagógico, ainda em fase de desenvolvimento.



Nesta sua apresentação, o PAN Almada não teve, de resto, direito a uma audiência qualquer. Na verdade, o PIEF foi desenvolvido para atuar como uma resposta educativa e formativa individualizada perante casos de crianças e jovens vítimas de exclusão social procurando ajudá-los a concluir a escolaridade obrigatória e promovendo medidas de Inclusão e de Cidadania. E constitui para nós um enorme motivo de orgulho poder afirmar que a razão pela qual a intervenção do PAN Almada se prolongou durante dois dias ficou a dever-se, não só à extensão dos conteúdos abordados, mas sobretudo à entusiástica participação e aguerrido envolvimento demonstrado por todos os alunos.
Na verdade estes jovens, se inicialmente deixaram ainda transparecer alguma resistência quanto à temática abordada, logo revelaram não apenas uma genuína sensibilidade perante o tema, como igualmente uma surpreendente vontade em colaborar e em contribuir para a causa animal, não somente através da transmissão de uma mensagem que vá de encontro à consciência das pessoas, como também através da mudança dos seus próprios hábitos pessoais e sociais.

Ao longo da apresentação foram abordados diversos temas que vão desde a teoria dos Direitos dos Animais e o respetivo enquadramento histórico, às vertentes específicas relativas aos animais de companhia, aos animais de quinta e aos animais selvagens, até à abordagem de todas as áreas onde a exploração dos animais constitui hoje uma realidade, através do recurso a slides, imagens e a alguns vídeos de curta duração. Em paralelo, contudo, foram sempre apresentadas e enquadradas as alternativas e comportamentos existentes e ao nosso dispor capazes de garantir uma não contribuição para as atuais formas de exploração sobre os animais não-humanos. 


Ficou ainda prometida, assim que possível, uma nova visita à escola para dar a provar aos alunos participantes algumas das delícias da cozinha vegana. A apresentação, essa, terminou com chave de ouro, quando a «Professora» Célia Feijão, comunicou aos «seus» alunos que, ainda que as suas vidas e os seus hábitos não mudem no imediato, o que realmente conta “é a nossa capacidade em distinguir o que está certo do que está errado e a coragem para corrigirmos, ao nosso ritmo e demorando o tempo que for necessário, os nossos comportamentos, hábitos de consumo e a nossa atitude perante um sofrimento que é perpetrado com base na injustiça. E agora que vocês ficaram a conhecer esta injustiça, posso-vos garantir que eu não desistirei de vos ver assumir uma posição quanto à mesma porque vocês são o futuro e eu e quero acreditar que um dia vocês farão a diferença para que todos, humanos e não-humanos, possamos ter um mundo melhor onde viver". 


Célia Feijão
terminou a ainda a apresentação com a promessa de que o PAN Almada continuará a fazer pedagogia com esta e com outras turmas de alunos. Com esta, pelo menos, ficou já criada uma relação de mútuo respeito e de empatia, bem atestada na oferta feita no final por dois dos jovens à sua nova formadora de dois origamis PAN simbolizando um coração 



4 comentários:

  1. Que bom exemplo. Oxalá que seja contagioso e se estenda rapidamente por este país.
    Parabéns PAN e obrigado Célia.
    Vasco Reis

    ResponderEliminar
  2. Obrigada caro Amigo Vasco,

    Oxalá este seja o primeiro passo na pedagogia para a introdução e abordagem, mais directas e completas, ao tema dos animais.

    Abraço Fraterno

    PAN Almada

    ResponderEliminar
  3. Ora, ora.... Quer dizer que o vosso partido político recebeu do estado a função de educar os filhos dos outros? Com qual autoridade?

    Vocês não têm o direito de fazer lavagem cerebral a crianças e jovens, usando a escola pública.

    Mas que já que a fazem, pergunto:

    Também contam aos jovens que o criador e inspirador do vosso movimento, Peter Singer, entre muitas outras coisas diz que seria capaz de matar um bebé deficiente e que é normal, natural e benéfico seres humanos terem relações sexuais com animais?

    ResponderEliminar
  4. "Quem trata os animais como pessoas, vai tratar as pessoas como animais"

    ResponderEliminar