sexta-feira, 6 de abril de 2012

O PAN ajudou a Limpar Almada



Realizou-se mais uma edição do Projeto Mãos à Obra! Limpar Portugal, projeto englobado na ação à escala global Let’s do It! World Cleanup 2012, iniciativa que se encontra a decorrer até 25 de Setembro de 2012 e que tem como objetivo erradicar as lixeiras ilegais das florestas, contando reunir para isso a adesão de mais de 100 países, aproximadamente 300 milhões de pessoas, e recolher mais de 100 milhões de toneladas de lixo em todo o mundo.


Em Portugal a coordenação deste Projeto encontra-se a cargo da AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal que levou a cabo no passado dia 24 de Março de 2012 a realização do Projeto Limpar Portugal 2012: ação nacional de limpeza de espaços verdes e de recolha de resíduos depositados em florestas e em outros espaços públicos. 
Diversas entidades, associações e grupos de cidadãos uniram-se por todo o país num assinalável esforço coletivo e voluntário expressando o seu apoio incondicional a uma iniciativa de primordial importância e de ativismo ambiental em defesa das nossas florestas, verdadeiro património ambiental que merece ser protegido. 
Mais do que a recolha efetiva de todos os resíduos e de todo o lixo indevidamente depositado nos nossos espaços verdes, o verdadeiro objetivo desta iniciativa, que contou inclusivamente com o patrocínio do Presidente da República, passou sobretudo pela promoção da educação ambiental e da reflexão acerca da problemática dos lixos, dos desperdícios, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

No concelho de Almada, o Projeto Limpar Portugal 2012, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Almada e com a participação de várias Juntas de Freguesia e de diversas associações e entidades do concelho, entre as quais: a Escola Secundária do Monte de Caparica, o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté da Charneca da Caparica, o Agrupamento de Escuteiros do Feijó, a Associação Guias de Portugal - 6ª Companhia de Lisboa, o CIMO-Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação, Bombeiros Voluntários de Almada, o Projecto Love Trees e o PAN Almada, decorreu nas seguintes localidades: Sobreda, Charneca da Caparica, Trafaria, Vila Nova da Caparica, Feijó, Laranjeiro, Monte Caparica e Pragal.


Equipa que trabalhou arduamente no turno da manhã: (da esq. para a dir) 2 Funcionários e Engº José Leitão da J. F. da Trafaria, voluntária e funcionária da J. F. da Tradaria Maria Aurora, Carlos Furtado, Presidente da J. F. da Trafaria Francisca Parreira, Presidente do PAN ALmada Célia Feijão, e João Nunes 


Reunindo um total de 84 participantes (14 dos quais crianças), o Projeto Limpar Portugal conseguiu no dia 24 de Março remover das florestas, matas e espaços verdes do concelho de Almada aproximadamente 13 toneladas de resíduos sólidos urbanos.

 Equipa que trabalhou arduamente no turno da tarde: (da esq. para a dir) Engº José Leitão da J. F. da Trafaria, voluntária6ª Companhia de Lisboa da Associação Guias de Portugal, Juventude dos Bombeiros Voluntários de Almada, Presidente do PAN ALmada Célia Feijão, Carlos Furtado e João Nunes 


De acordo com a Presidente do Concelho Local de Almada do PAN, Célia Feijão, que participou nesta iniciativa enquanto membro da equipa Coordenadora do Projeto Limpar Portugal em Almada, “será agora necessário apostar na sensibilização e na educação ambiental, envolvendo diretamente os munícipes para que estes sintam a responsabilidade e o peso das suas ações, sendo que é nas escolas que estas ações devem começar. 
É importante compreendermos que a preservação, a manutenção e a limpeza dos espaços verdes e urbanos começa no simples gesto
Célia Feijão
de cada um de nós, não cabendo única e exclusivamente às autarquias a gestão desses 
espaços, pois eles são públicos e, sendo públicos, são igualmente uma responsabilidade 
ligada à nossa cidadania. 
Vivemos tempos de crise financeira que afetam também as nossa vidas pessoais. É justamente neste contexto que urge reforçar a nossa cidadania para que os escassos recursos autárquicos não sejam todos canalizados para a correção de situações que podem facilmente ser evitadas se todos nós colaborarmos na adoção de comportamentos cívicos que tornem desnecessária a contínua canalização de uma parte das verbas públicas para ações que visam colmatar as nossas piores ações. Deste modo, estaremos certamente a ajudar quem mais precisa e todos nós sairemos beneficiados. Cada gesto, por muito pequeno que seja, faz a diferença.


Deixamos ainda uma palavra de apreço para a valorosa presença na Mata das Abas da Raposeira, na Trafaria, de um grupo de 10 elementos da Juventude dos Bombeiros Voluntários de Almada, gentilmente cedidos pelo Comandante dos B. V. de Almada, Vítor Espirito Santo, os quais abdicaram inclusive de uma ação de formação marcada para este dia para assim poderem oferecer o seu contributo para um concelho de Almada mais limpo, mais verde e mais saudável. Este exemplo serve somente para ilustrar a fantástica participação, a todos os níveis, de todos os voluntários neste projeto ambicioso, é certo, mas que certamente não se esgotou neste dia. Muito trabalho nos espera ainda a todos e fazemos votos para uma adesão ainda superior em 2013.

Outras páginas de interesse
Vamos Limpar Almada - página no facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário