quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ONDE ESTÃO OS ANIMAIS do Canil Ilegal de Vale Cavala (Charneca de Caparica)?

Canil ilegal de Vale Cavala na Charneca de Caparica

Setembro, 2010

No dia 28/09/2010 o PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza) Almada, esteve presente na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal da Câmara de Almada, onde questionou aquela assembleia acerca de diversos aspectos relacionados com o bem-estar animal no respectivo concelho.



Nesta Sessão, dirigimo-nos àquela Assembleia expondo os seguintes factos:


1) A promoção do bem-estar animal, manutenção e respectivo controlo populacional dos animais errantes no concelho, são também uma responsabilidade social daquela autarquia, estando esta situação correlacionada com a saúde pública;


2) O Canil Municipal de Almada recentemente construído e licenciado, tem capacidade para acolher até cerca de 60 canídeos, estando de momento com a sua lotação esgotada. Num concelho que conta com mais de 160 mil habitantes, é anedótica a existência de um canil com esta capacidade de resposta para assumir o compromisso moral com os seus animais;


3) A Associação de acolhimento de animais errantes, que alberga neste momento mais de 250 animais da espécie canina e para efectuar a sua manutenção, tem sobrevivido da caridade e benevolência daqueles que têm consciência do seu avultado compromisso:

- Foi enfatizado o forte contributo social, que esta Associação tem vindo a efectuar sozinha no concelho de Almada, quer para o bem-estar geral da população deste concelho e respectiva saúde pública, quer para as centenas de animais errantes, doentes e famintos, que tem erradicado da via pública, prestando-lhes os cuidados básicos à sua sobrevivência, de saúde e ainda de controlo populacional.

- Consideramos que deveria aquela autarquia responsabilizar-se parcialmente pelas despesas de manutenção dessa associação, já que esta se encontra devidamente legalizada e está a cumprir um serviço também público, cívico e moral, contribuindo para o bem-estar de toda a população animal humana e animal não humana, inseridas no respectivo concelho, conforme atrás foi referido.


4) Relativamente à questão do Canil Ilegal de Vale Cavala, não pudemos deixar de expressar nesta Assembleia a nossa indignação, tendo sido constatados os seguintes factos:

- Tivemos conhecimento de que este canil existe naquelas instalações desde 2001 aproximadamente e os vizinhos do mesmo, formalizaram uma queixa dirigida à DGV e Câmara Municipal de Almada, alegando a salubridade pública bem como as condições execráveis ali vividas pelos animais. Perante as diversas queixas apresentadas pelos vizinhos, nunca foram tomadas quaisquer medidas pelas respectivas entidades competentes, comportando-se até então com absoluta indiferença à situação;

- Através da Sra. Isabel Cerdeira - pessoa que efectivou nova denuncia a 15 de Setembro, 2010 - tivemos conhecimento de que o foi dado início a novo processo de denuncia, fazendo o caso chegar à DGV, à Câmara Municipal de Almada, à Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e ao Veterinário Municipal de Almada. De todos os elementos atrás referidos, este problema somente foi averiguado e acompanhado por um único deputado, o que é deveras lamentável;

- No dia 25 de Setembro de 2010 (Sábado), os meios de comunicação tornaram pública a realidade deste canil, acompanhando o protesto de alguns cidadãos que se reuniram à porta do local e no dia 27 de Setembro (Segunda-feira) o Veterinário Municipal de Almada, dirige-se ao local comunicando o encerramento do referido canil.


Perante o exposto, dirigimo-nos à mesa daquela Assembleia Municipal, à Sra. Presidente da Câmara Municipal, aos Srs. Vereadores e Srs. Deputados, questionando os mesmos pela não tomada de medidas em 2005, quer pela DGV quer pela autarquia de Almada, uma vez que estavam em causa o bem-estar de centenas de animais, bem como a saúde pública?

Efectuando o encerramento do Canil, preocupa-nos agora saber, qual o destino a dar aos animais que ali se encontram, já que o Canil Municipal do concelho, nem a Associação local “Os Amigos dos Animais da Aroeira”, auferem capacidade para acolher estes animais?

Referimos ainda, que a atitude de passividade/indiferença daquela autarquia municipal e da entidade competente administrativa, que somente decidiu tomar providências após a divulgação pública desta situação, procedendo ao encerramento do canil ilegal, é deveras inaceitável, execrável e preocupante.

A nosso entender, a forma como o município e seus munícipes tratam os animais do seu concelho, está directamente correlacionada com a educação cívica moral e a educação pedagógica, que deverá ser iniciado nas escolas.


Ficou a indignação e a questão:

Para quando neste concelho, um projecto o controle e erradicação de animais errantes bem como o investimento em projectos de educação no âmbito atrás referido?

***

Nesta Assembleia Municipal de Almada, também estiveram presentes Isabel Cerdeira, Patrícia Oliveira da Dovska’Pets - Grupo de Ajuda Animal, Leonor Sande, Fernanda Santos e José Manuel Almeida, que deram voz à situação do canil ilegal da Charneca de Caparica, manifestando a sua preocupação quanto ao destino a dar àqueles animais e, solicitando o prolongamento do prazo para a remoção dos animais daquele local, de forma a que seja possível a distribuição de alguns animais em albergues/associações e, outros sejam directamente encaminhados para adopção.

***

Em resposta aos munícipes que naquela Assembleia, se manifestaram atentos e preocupados com a situação do canil ilegal de Vale Cavala, o Sr. Vereador Rui Jorge Martins (do pelouro do Ambiente e Salubridade) comunicou aos munícipes o seguinte:

- Havia sido efectuada inspecção, ao referido canil ilegal, pela DGV (Direcção Geral de Veterinária) de Lisboa e Sul do Tejo, Protecção Civil e SEPNA (GNR);

- Decidiu-se proceder ao encerramento do respectivo canil, uma vez que este não se encontrava legalizado e não apresentava as condições mínimas de higiene, saúde e segurança, para albergar quaisquer animais. Face à gravidade da situação e sendo previsível o breve encerramento do canil pela DGV (Direcção Geral de Veterinária) de Lisboa e Sul do Tejo, a Câmara Municipal de Almada, solicitou o apoio dos canis municipais de Évora e Amadora para a recepção dos animais retirados daquele local;

- A Câmara Municipal de Almada iria enviar uma equipa, para proceder à limpeza do terreno, bem como para efectuar o controlo dos animais que foram abandonados nas instalações do canil, prestar-lhes cuidados de saúde e proceder ao controlo e registo de futuros adoptantes, garantindo ainda que nenhum dos animais será abatido ou abandonado;

- Reforçou também, que a DGV (Direcção Geral de Veterinária) de Lisboa e Sul do Tejo, havia tomado conhecimento daquela situação há mais de um ano e meio, e que a Câmara Municipal de Almada de isentou de qualquer responsabilidade sobre o caso;

- Finalizando este assunto, o deputado municipal do Bloco de Esquerda Luís Filipe discursou, informando que o Bloco de Esquerda tomou conhecimento da situação existente no referido canil ilegal e que efectuou uma visita ao referido local a fim de proceder às devidas averiguações. No local, constatou as precárias condições de higiene e manutenção denunciadas onde estabeleceu também um diálogo com o Sr. José Costa (popularmente conhecido por Zé da burra), através do qual apurou que esta situação é cíclica, uma vez que este vende cães da raça Podengo a caçadores, ficando esses animais também sujeitos a condições semelhantes.


**************************************

O Drama da Situação actual:



4 de Outubro, 2010


A Dovska’Pets – Grupo de Ajuda Animal e José Manuel, retiraram duas cadelas do canil ilegal de Vale Cavala, na Charneca da Caparica, em Almada, com autorização do senhor José Costa, que foram colocadas no hotel ANIMALVILLE em Palmela.
Nesta data, existiam ainda existem cerca de quarenta animais para retirar do canil – com autorização do Sr. José Costa.
Nesta fase a Dovska’Pets – Grupo de Ajuda Animal, solicita apoio financeiro para a manutenção e prestação de cuidados básicos e de saúde, dos animais que tem vindo a retirar daquele canil.
Pode contribuir monetariamente, utilizando para o efeito o seguinte NIB: 0010 0000 4097 7050 0027 1 (à ordem de Cláudia Sofia Melo Dias da DOVSKA’PETS – Grupo de Ajuda Animal).
Posteriormente envie e-mail para geraldovskapets@gmail.com com o seu nome, montante do donativo e descrição do mesmo (ex.: ração, vacinações, esterilizações, etc).

http://dovskapets.blogspot.com/


19 de Outubro, 2010
Através do Sr. José Almeida, tivemos conhecimento que a Câmara Municipal de Almada esteve nas instalações do canil ilegal de Vale Cavala, na Charneca da Caparica, em Almada, notificando o Sr. José Costa (Zé da burra) que deveria retirar todos os animais do local no prazo de 48 horas.


21 de Outubro, 2010

DESCONHECE-SE O PARADEIRO DOS ANIMAIS DO CANIL ILEGAL DE VALE CAVALA

Na sequência do prazo estabelecido pela Câmara Municipal de Almada – 48 horas - para a remoção dos animais daquele local, tivemos conhecimento de que os animais ali existentes até esta data, foram movidos para parte incerta pelo seu proprietário. Segundo o Sr. José Costa (Zé da burra), os animais estão distribuídos por diversos locais – alegadamente em sua casa e em canis de “amigos”.

É incompreensível a decisão tomada pela Câmara Municipal de Almada, que não cedeu um prazo suficiente para a reinserção dos animais que ali se encontravam, e que certamente se precipitou com esta medida, de forma a “abafar" a opinião pública.

Em conversa com a Patrícia Oliveira da Dovska Pets, existiam ainda no local muitas dezenas de animais para realojar, temendo-se neste momento as condições em que aqueles animais se poderão encontrar.
Mais fotos dos animais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário